Telefones: Fixo: (11) 2894-6529 / Cel e WhatsApp: (11) 93487-1290

Nome do Curso: Como Evitar (e Corrigir) Erros Fiscais

Área: Tributária / Fiscal / SPED

PRÓXIMAS DATAS
Carga Horária: 8 Horas Local: São Paulo Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (Diurno)
Valor por aluno : R$ 570,00 Instrutor: Dirceu Antonio Passos CONHEÇA O INSTRUTOR

Detalhes Do Curso

Endereço do Curso:  Avenida Paulista, 807 - 6° Andar, Cj. 614 - CEP: 01311-100
Ed. Sir Winston Churchill - Bela Vista - São Paulo - SP .
Mapa do Local

 

FORMAS DE PAGAMENTO:

- Inscrição via Boleto à Vista: Para pagamento até 2 dias (úteis) antes do curso.
- Inscrição via Depósito Bancário à Vista: Para pagamento até o dia curso. 
- Inscrição via Cartão de Crédito: Em 1X sem juros ou em até 12X com juros (PagSeguro), para compra até o dia do curso.
- Inscrição via Empenho (Órgãos Públicos) a Prazo: Para pagamento após o curso.
- Inscrição via Boleto ou Depósito Bancário (Pessoa Jurídica) a Prazo: Para pagamento após o curso.
 
CONDIÇÕES ESPECIAIS DE PAGAMENTO:
- Desconto de 10% sobre o preço do site para pagamento em até 20 dias corridos antes do curso (Boleto ou Depósito)
- Desconto de 5% sobre o preço do site para pagamento em até 10 dias corridos antes do curso (Boleto ou Depósito)
- Acréscimo de 10% sobre o preço do site para pagamento após o curso (Boleto, Depósito ou Empenho) para Pessoa Jurídica.
OBS: Após o preenchimento de sua ficha de inscrição, valide o seu desconto ou acréscimo no Link: Fale Conosco

 

Objetivo: Para evitar erros fiscais é necessário dominar a Legislação vigente. Assim, o curso proporciona ao profissional da área fiscal o entendimento da legislação pertinente aos impostos (ICMS e IPI) aplicado às operações das empresas, demonstrando de forma prática e objetiva as vantagens em se manter uma escrita fiscal sem vícios e erros.

O curso ainda aborda as formas de correções dos documentos fiscais com vista a: a) evitar autuações, para tanto, socorrendo-se, sempre que possível, ao instituto da “denúncia espontânea” com o objetivo de eliminação ou minimização dos impactos financeiros decorrentes dos erros; b) – a analise das possibilidades de “levantamento de créditos extemporâneos”, ou seja, a recuperação dos impostos pagos indevidamente em decorrência dos erros cometidos nos últimos cinco anos.

Além da exposição das matérias, serão desenvolvidos exercícios em sala de aula, para melhor compreensão e aplicação do conteúdo no dia-a-dia dos profissionais.

Público Alvo: Auxiliares, assistentes e analistas fiscais, analistas contábeis e encarregados de departamentos (fiscais, faturamento, recepção e contábil), auditores, advogados, bem como, a todos que estejam direta ou indiretamente ligados ao departamento fiscal ou que queiram ingressar ou aprimorar seus conhecimentos

Benefícios Exclusivos:

Descrição:LEIA MAIS...

1. Noções de Legislação Tributária

1.1. Legislação tributária no âmbito federal, estadual e municipal;

1.2. Formas de Interpretação e aplicação das normas tributárias;

1.3. Competência e Poder de tributar;

1.4. Hierarquia das Normas;

1.5. Princípios Constitucionais

1.5.1. Princípio da Anterioridade

1.5.1.1. Função dos tributos (fiscais e parafiscais);

1.5.2. Princípio da Seletividade

1.5.3. Princípio da Não Cumulatividade e as possibilidades de Créditos.

 

2. ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços

2.1. Incidência

2.2. Fato Gerador

2.3. Limitações ao poder de tributar

2.3.1. Não incidência

2.3.2. Isenção

2.3.3. Imunidade

2.3.4. Suspensão

2.3.5. Diferimento

2.4. Base de Cálculo

2.5. IPI na Base de Cálculo (quando se aplica e como calcular)

2.6. Sujeito Passivo

2.7. Contribuinte

2.8. Responsável

2.9. Substituto Tributário

2.10. Alíquota

2.10.1. Alíquotas internas

2.10.1. Alíquotas Interestaduais

2.10.1. Guerra dos Portos e a Alíquota de 4%

2.11. Diferencial de Alíquota do ICMS

2.11.1. Antes da nova regulamentação (EC 87/15, Conv. ICMS 96/15 e Lei 15.856/15)

2.11.2. Partilha do diferencial entre as unidades da federação

2.11.3. Definição de “não contribuinte” para o novo diferencial de alíquota

2.11.4. Vigência e Aplicação das novas regras

2.11.5. Responsabilidade pelo recolhimento do novo diferencial de Alíquota

2.11.6. Diferencial de alíquota – Serviços de Transporte

2.11.6. Diferencial de alíquota - Fornecedor do Simples Nacional

2.12. Cálculo do ICMS por Dentro

2.13. O Princípio da não-cumulatividade

2.13.1. Créditos Básicos

2.13.2. Crédito do Ativo Imobilizado

2.13.2.1. Definição e Utilização do CIAP

2.13.2.2. Cálculo do valor a apropriar - Exemplo Prático

2.13.2.3. Apropriação do Crédito e Emissão de Nota Fiscal

                    2.14. Vedação ao Crédito

                   2.15. Estorno de Crédito

                    2.16. Manutenção do Crédito – Não exigência de Estorno

                    2.17. ICMS na Importação

2.17.1. Cálculo dos impostos

2.17.2. Momento de apropriação do Crédito

                    2.18. Base de Cálculo Reduzida

                    2.19. Base de Cálculo na Transferência

2.20. Diferença entre Crédito Acumulado e Saldo Credor

 

3.  IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados

3.1. Legislação Básica

3.2. Industrialização - Caracterização e Modalidades

3.2.1. Abrangência do termo “Industrialização”

3.2.2. Modalidades de industrialização

3.2.3. Estabelecimento Industrial

3.2.4. Estabelecimento Equiparado a Industrial por lei

3.2.5. Estabelecimento Equiparado a Industrial por opção

3.3. Incidência

3.4. Fato Gerador

3.5. Não constituem fato gerador

3.6. Contribuinte

3.7. Base de cálculo

3.8. Alíquota

3.9. Cálculo do IPI (por fora)

3.10. O Princípio da Não-cumulatividade

3.11. O Princípio da Seletividade

3.12. Créditos básicos

3.13. Considerações sobre o Crédito 

3.13.1.  Vedação ao Crédito

3.13.2.  Manutenção do Crédito

3.13.3.  Estorno de Crédito

3.14. Crédito por devolução ou retorno de produtos

3.15. Crédito presumido do Art. 227 do RIPI (quando se aplica e como calcular)

3.15.1. Fórmula do cálculo do crédito presumido (Art. 227)

 

4. Nota Fiscal Eletrônica – NF-e

4.1. Introdução

4.2. O que é Nota Fiscal Eletrônica - NF-e

4.3. Credenciamento

4.4. Formalidades da NF-e

4.5. Momento da emissão da NF-e

4.6. Autorização de uso

4.7. Resultado da análise

4.8. Emissão de Nota Fiscal Complementar

4.9. Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica - DANFE

4.10. Leiaute

4.11. Inutilização de Número e Cancelamento da NF-e

4.12. Quebra de seqüência da numeração

4.13. Pedido de Cancelamento de NF-e e o Pedido de Inutilização de Número de NF-e:

4.13.1. Prazos para cancelamento

4.13.2. Denúncia espontânea 

4.16. Consulta à NF-e

4.17. Guarda e escrituração da NF-e

4.18. Prazo da NF-e de Retorno de mercadoria não entregue

4.19. Hipótese de o destinatário não ser contribuinte credenciado a emitir NF-e

4.20. NF-e sem valores e escrituradas nos livros fiscais

4.21. Manifestação do destinatário

 

5. Correção de Documentos Fiscais

5.1. Introdução

5.2. Evolução da Carta de Correção de Documento Fiscal

5.3. Uso da Carta de Correção Eletrônica (CC-e)

5.4. Erros que não podem ser sanados por CC-e

5.5. Emissão de documentos fiscais com valores e quantidade a menor

5.6. Proibida a emissão de NF que não corresponda uma efetiva circulação de mercadoria

5.7. Como tratar as diferenças de estoque.

5.8. Emissão de documentos fiscais com valores e quantidade a maior

5.9. Imposto destacado a maior – Procedimentos para a correção

5.10. Observações quanto ao Pedido de Restituição ou Compensação

 5.11.1. Formalidade da: “Declaração de não aproveitamento de crédito de ICMS e de IPI”

5.11. Documento inábil

5.12. Denúncia espontânea

5.13. Penalidades

 

6. Algumas questões que serão discutidas no curso

6.1. Documento Fiscal “rasurado” - qual o procedimento para regularizar?
6.2. Qual o procedimento na recepção de nota fiscal com erros:

6.2.1. Devolução da mercadoria com a mesma NF (DANFE) do fornecedor

6.2.2. Emissão de NF (DANFE) de devolução (entrada)

6.3. Qual a Diferença entre Mão-de-obra de industrialização e de prestação de serviços?

6.3.1. Quando incide IPI/ ICMS e quando incide o ISS?

6.4. O que fazer para evitar autuações fiscais com relação aos erros fiscais?

6.4.1. Análise dos procedimentos da denúncia espontânea prevista em Lei

6.4.1.1. Denúncia espontânea: Quando é permitido e quando é vedado?

6.5. Emissão de nota fiscal em situação não prevista na legislação

6.5.1. Quais as hipóteses de proibição da emissão?

6.5.2. Qual a penalidade pelo descumprimento?

6.5.3. Quais as hipóteses permitidas?

6.6. NF (DANFE) e guias de recolhimentos de tributos - Qual prazo de guarda?
6.7. NF com valor a menor ou a maior da mercadoria ou serviço – Qual o procedimento para regularizar?
6.8. NF com quantidade de mercadoria a maior ou menor – Qual o procedimento para regularizar?
6.9. Quais os procedimentos fiscais para cancelar uma NF e quais os reflexos fiscais de IPI, ICMS?
6.10. Qual a diferença entre vendas canceladas e devolução de vendas e quais as implicações fiscais?
6.11. Carta de correção – CC-e- O que é?

6.11.1. Quais hipóteses permitidas e proibidas?

6.11.2. Quando deve ser emitida NF complementar pelo vendedor?

6.11.3. Como escriturar a NF complementar?

6.12. Quais cuidados devem ser tomados em relação aos documentos fiscais?
6.13. NF hábil e idônea – o que é?

6.13.1 Recebimento de NF “inidônea” – Quais as conseqüências pelo recebimento?

6.13.2. “Glosa de crédito fiscal” – O que é e em quais hipóteses pode ocorrer?

6.14. O que é “crédito extemporâneo” - Qual o prazo para recuperação de crédito?

6.14.1. Quais os procedimentos para apropriação dos “créditos extemporâneos”?

6.15. Como utilizar o “crédito acumulado” do ICMS?

6.15. O que é “crédito em conta gráfica” e quando pode ocorrer?

 

7. Exercícios de Fixação.

Condições para Inscrição e Realização do Curso Leia Mais

 
 
FORMAS E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
 
FORMAS DE PAGAMENTO (CURSOS PRESENCIAIS E ONLINE  COM TRANSMISSÃO AO VIVO):
- Inscrição via Boleto à Vista: Para pagamento até 2 dias (úteis) antes do curso.
- Inscrição via Depósito Bancário à Vista: Para pagamento até 1 dia (útil) antes do curso. 
- Inscrição via Cartão de Crédito: Em 1X sem juros ou em até 12X com juros (PagSeguro), para compra até o dia do curso.
- Inscrição via Empenho (Órgãos Públicos) a Prazo: Para pagamento após o curso.
- Inscrição via Boleto ou Depósito Bancário (Pessoa Jurídica) a Prazo: Para pagamento após o curso (sujeito à aprovação).
 
 
FORMAS DE PAGAMENTO (CURSOS ONLINE GRAVADO - DISPONÍVEL):
- Inscrição via Boleto à Vista.
- Inscrição via Depósito Bancário à Vista.
- Inscrição via Cartão de Crédito: Em 1X sem juros ou em até 12X com juros (PagSeguro), para compra até o dia do curso.
- Inscrição via Empenho (Órgãos Públicos) a Prazo: Para pagamento após o curso.
 
 
POLÍTICA PARA PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS

 

CURSOS PRESENCIAIS:

1 - Incluso no Valor da Inscrição:
Coffee– Break e Material Didático em formato pdf.    
                                                                                                                                       
2 - Emissão de Certificado 
O aluno receberá seu certificado final da apresentação do curso.

3 - Assistência ao Aluno:
Após o encerramento do curso, oferecemos aos participantes uma assistência por mais 30 dias, via e-mail, para sanar as dúvidas diretamente com o instrutor, relacionada ao conteúdo abordado em sala de aula, limitada a 3 perguntas.

4 - Cursos Pontuados pelo CRC/CFC Descritos no Site (Profissionais de Contabilidade)
Para os cursos pontuados pelo CRC/CFC, conforme NBC PG 12 (R3) – Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade, o aluno deverá informar na ficha de inscrição o número do seu CPF ou nos enviar por e-mail, caso não tenha informado, para fins de pontuação no CRC/CFC.

 

CURSOS ONLINE:

I - Modalidades dos Cursos:
- Transmissão ao Vivo:  Para o aluno que deseja o curso na data programada com o instrutor;
- Gravado e Disponível: Para o aluno que deseja o curso disponível sem data programada com o instrutor.

 

II -  Cursos Online (Transmissão ao Vivo):

Apresentação das Aulas ao Vivo: Para o aluno que deseja o curso na data programada com o instrutor.
Nesta modalidade o aluno poderá interagir diretamente com o Instrutor através da nossa Plataforma Integrativa, via Transmissão ao Vivo pelo ZOOM Meeting, esclarecendo as dúvidas em tempo real e compartilhando experiências e conteúdos.

Confirmação ou Cancelamento
Será enviado por e-mail para fins de confirmação ou cancelamento em até 1 útil antes da realização do curso.

Envio do Material 
Será enviado por e-mail no formato pdf. até o dia do curso.

Assistência ao Aluno:
Após o encerramento do curso, oferecemos aos participantes uma assistência por mais 30 dias, via e-mail, para sanar as dúvidas diretamente com o instrutor, relacionada ao conteúdo abordado em sala de aula, limitada a 3 perguntas.

Certificado de Participação e a Ficha de Avaliação:
Será enviado por e-mail em pdf após a realização do Curso.

Cursos Pontuados pelo CRC/CFC Descritos no Site (Profissionais de Contabilidade)
Para os cursos pontuados pelo CRC/CFC, conforme NBC PG 12 (R3) – Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade, o aluno deverá informar na ficha de inscrição o número do seu CPF ou nos enviar por e-mail, caso não tenha informado, para fins de pontuação no CRC/CFC.

Acesso ao Sistema (Login e Senha)
I) O login e a senha será enviado ao aluno por e-mail, após o preenchimento e envio da ficha de inscrição e pagamento do curso;
II) O login e senha disponibilizado é de uso pessoal e intransferível, correspondente ao valor da inscrição descrito no site.
III) É expressamente proibida a reprodução total e/ou parcial ou divulgação para quaisquer fins do conteúdo apresentado neste curso. (Lei dos Direitos Autorais nº 9.610 de 19/02/98, art. 29).

 

III -  Cursos Online (Gravado - Disponível): Para o aluno que deseja o curso disponível sem data programada com o instrutor.

Formas de Acesso à Plataforma:
- Através do e-mail enviado, seja bem-vindo ao curso, ou
- Na tela principal do nosso site, canto direito, acesse seu Curso Online, ou
- No Menu Curso Online (Gravado-Disponível), selecionar o curso desejado e clicar: Acesse seu Curso Online.
OBS: O login e senha disponibilizado é de uso pessoal e intransferível, correspondente ao valor da inscrição descrito no site.

Acesso ao Conteúdo: 

Conteúdo Gravado - Videoaula (Não Baixável)
O aluno poderá acessar a videoaula, quando desejar, por um período de 30 dias ou mais de acordo com o curso e a carga horária estipulada no site, a contar da data do pagamento e liberação do curso.

Materiais Didáticos (Baixáveis) - Para Impressão ou Gravação
a) Apostila em pdf. com a apresentação do instrutor;
b) Material de apoio em arquivos (opcional);
c) Exercícios (opcional).
Os materiais didáticos são os mesmos disponibilizados nos cursos presenciais.

Prazo para acesso ao Conteúdo
- O prazo para acesso à plataforma EAD está descrito no anúncio do curso em nosso site.
- Após expirar o prazo de acesso ao curso, é possível a prorrogação por mais 10 dias corridos com o pagamento da taxa de 50% do valor do curso para cobertura dos nossos custos. Após esse prazo, será cobrado o valor integral do curso.

Assistência ao Aluno
Oferecemos também aos participantes uma assistência durante o período do curso, via e-mail, para sanar as dúvidas relacionadas ao conteúdo abordado no curso, limitada a 3 perguntas.

Emissão de Certificado Após o Curso
I) O aluno terá acesso ao seu certificado diretamente na plataforma de apresentação do curso;
II) Requisitos necessários para concessão do Certificado:
- Participação igual ou superior a 75% da carga horária do curso.
- Para a contagem do percentual mínimo de 75% da carga horária do curso e emissão do certificado, é necessário o aluno(a) clicar em "MARCAR COMO ASSISTIDA" em cada aula concluída, conforme descrito na plataforma EAD.

Ficha de Avaliação:
Será enviado por e-mail em pdf após a realização do Curso.

Cursos Pontuados pelo CRC/CFC Descritos no Site (Profissionais de Contabilidade)
Para os cursos pontuados pelo CRC/CFC, conforme NBC PG 12 (R3) – Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade, o aluno deverá informar na ficha de inscrição o número do seu CPF ou nos enviar por e-mail, caso não tenha informado, para fins de pontuação no CRC/CFC.

Acesso ao Sistema (Login e Senha)
I) O login e a senha será enviado ao aluno por e-mail, após o preenchimento e envio da ficha de inscrição e pagamento do curso;
II) O login e senha disponibilizado é de uso pessoal e intransferível, correspondente ao valor da inscrição descrito no site.
III) É expressamente proibida a reprodução total e/ou parcial ou divulgação para quaisquer fins do conteúdo apresentado neste curso. (Lei dos Direitos Autorais nº 9.610 de 19/02/98, art. 29).

Critérios de Adiamento ou Cancelamento de InscriçõesLeia Mais

                                                       

                                                         Critérios de Adiamento ou Cancelamento de Inscrições
 
Da Premier Cursos:

I – A empresa reserva-se o direito de alterar datas e horários, quando não atingir o número mínimo de participantes para a realização do evento ou outros motivos, com 2 (dois) dias úteis de antecedência da data prevista para o início do curso. A empresa também não se responsabiliza por quaisquer gastos com deslocamento pelo participante para a realização do treinamento em função das referidas alterações;

II – Nas condições do curso ser transferido para outra data e o aluno tenha efetuado o pagamento da inscrição, poderá solicitar o reembolso do valor já pago ou utilizá-lo como crédito para outro treinamento de sua escolha. O Prazo máximo para reembolso do valor pago ou utilização do crédito é de 6 (seis) meses, a contar da data programada do curso.

III - Caso o curso seja cancelado e o aluno tenha efetuado o pagamento da inscrição, devolveremos integralmente o valor da inscrição;
 

Do Aluno:

I – Para participação do curso, é necessário o aluno está inscrito de acordo com a política de pagamento da Premier Cursos.

II – O preenchimento da ficha de inscrição não garante a participação do aluno e nem a confirmação do curso, é necessário aguardar o e-mail de confirmação da turma, que se dará em até 2 (dois) dias úteis antes do evento.
 
III – Caso o aluno não possa participar do curso, deverá informar o seu cancelamento de participação em até 2 (dois) dias úteis de antecedência ou solicitar a substituição por outro participante.

IV – Caso o aluno não compareça no dia do curso, o valor pago não será reembolsado, exceto por força maior comprovado (atestado médico, boletim de ocorrência ou similar).
Outras opções para participar deste curso:

Indique este curso a um Amigo!