Telefones: Fixo: (11) 2894-6529 / Cel e WhatsApp: (11) 93487-1290

A partir deste mês, 1,4 milhão de trabalhadores terão direito ao saque do abono salarial de 2021. Isso porque a Dataprev, estatal responsável pelo cadastro de trabalhadores, processou novamente os dados e liberou o benefício para mais pessoas este ano. A lista dos novos beneficiários está disponível a partir desta quarta-feira (5).

Quem nasceu de janeiro a junho ou tem o dígito final do Pasep de 0 a 3 receberá o abono em 17 de abril, mesma data de pagamento do calendário original de acertos Para os demais trabalhadores, o abono será liberado de acordo com o calendário original. O abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) começou a ser pago em 15 de fevereiro.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Dataprev reprocessou 2,7 milhões de vínculos que apresentaram divergência nas informações prestadas pelos empregadores e identificou 1.383.694 milhão de trabalhadores aptos a receber o benefício neste terceiro lote a ser pago a partir do próximo dia 17. O valor total do reprocessamento chega a R$ 1.411.319.401,00.

O reprocessamento de dados incluiu trabalhadores com conflitos de informações, como mais de uma inscrição no PIS/Pasep declarada pelos empregadores ou divergências identificadas pela Receita Federal. Desde o ano passado, as declarações das empresas ao eSocial são usadas como fonte para a concessão de abono salarial, juntamente com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) .

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a mudança melhorou a identificação de divergências na Receita Federal e acelerou o procedimento. Isso porque a correção dos dados, por parte do empregador ou do trabalhador, passa a ocorrer automaticamente, com base no cruzamento das informações.

Os trabalhadores que desejarem recorrer poderão fazê-lo a partir desta quarta-feira pelos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, nas unidades das Superintendências Regionais do Trabalho ou por e-mail, substituindo os dígitos uf pela sigla do estado de domicílio do trabalhador.

Confira o calendário de pagamento original abaixo, considerando que quem passou pelo reprocessamento entrará neste pagamento de abril

Trabalhadores da iniciativa privada, que recebem pela Caixa Econômica Federal:

 

Mês de nascimento   

Data do pagamento

Janeiro e fevereiro 

15 de fevereiro

Março e abril

15 de março

Maio e junho

17 de abril

Julho e agosto

15 de maio

Setembro e outubro

15 de junho

Novembro e dezembro

17 de julho

 

Trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil:

Final da inscrição

Data do pagamento

0

15 de fevereiro

1

15 de março

2 e 3  

17 de abril

4 e 5

15 de maio

6 e 7

15 de junho

8 e 9 

17 de julho

Com informações da Agência Brasil