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A economia prateada é um novo termo utilizado para a economia que envolve o consumo de produtos e serviços de pessoas com 50 anos ou mais. O nome foi dado em homenagem aos cabelos grisalhos, mais comuns nessa fase da vida.

Em 2021, cerca de 14,7% da população do Brasil era idosa, ou seja, tinha 60 anos ou mais,segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esse número deve aumentar nos próximos anos, segundo a Projeção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apontando que, até 2100, a porcentagem de idosos no país subirá para 40,3% da população.

O segmento econômico da forma que já está hoje movimenta R$ 2 trilhões ao ano no Brasil, segundo a Data8, consultoria especializada nesse público, e este número pode dobrar em poucos anos.

No mundo todo, esse mercado já gira US$ 15 trilhões ao ano, mais que o Produto Interno Bruto (PIB) da China.

Uma das fundadoras da Data8, Layla Vallias, afirma que é importante que todas as marcas e negócios se atentem a esse público, que vem crescendo conforme a população brasileira envelhece.

”Hoje a gente fala como se fosse nicho, mas daqui a pouco todo mundo vai ter que ser meio especialista em economia prateada, se não, perde mercado. Eles já representam mais de 30% dos consumidores da base de clientes de todos os setores”, afirma Vallias.

Dessa maneira, as empresas podem passar a pensar em ações e estratégias de vendas voltadas para este público, que muitas vezes segue negligenciado pelos comércios e fidelizar o consumidor desde já.

Com informações CNN Business