Telefones: Fixo: (11) 2894-6529 / Cel e WhatsApp: (11) 93487-1290

O Ministério da Previdência está preparando a criação de um cartão que deve funcionar como um bilhete único do aposentado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com validade em todo o território nacional. 

De acordo com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, as negociações para a criação do cartão estão avançadas. A intenção é que, até março, o "cartão do beneficiário" possa estar disponível a pelo menos parte dos beneficiários da Previdência.

"É um cartão que vai ter QR Code, vai estar disponível para os 37 milhões 557 mil beneficiários da Previdência para que, com esse cartão, ele possa ter acesso a todos os benefícios. Pega metrô no Rio, vai poder pegar em São Paulo, pegar no Ceará; andar de ônibus da mesma maneira. Em vez de, em cada local ter que tirar uma autorização local, esse cartão vai ter uma validade nacional", disse o ministro em entrevista.

O plano é que o cartão dê acesso ilimitado ao transporte público em todo o país para facilitar a mobilidade do aposentado. 

Hoje, para ter direito à gratuidade no transporte público, os cidadãos acima de 60 anos precisam solicitar o benefício aos municípios e apresentar os documentos exigidos.

O cartão não fica pronto de forma imediata, mas o cidadão pode requerer o acesso ao transporte gratuito apresentando o RG. 

Com o cartão do beneficiário, o segurado terá direito ao benefício quando estiver de férias, por exemplo, ou passando uma temporada em alguma outra localidade.

Vantagens para beneficiários com contas em bancos públicos

O ministro também discute com os bancos públicos para que os segurados que são clientes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil possam ter descontos em compras por meio do cartão do beneficiário. A ideia é de que o cartão funcione como um clube de vantagens.

Com informações da Folha de S.Paulo